92 708 01 59
Contacta-nos!
LABORATÓRIO DE ESCRITA
  • Início
  • Sobre
  • O que Fazemos
  • Loja Literária
  • Blogue
  • Contacto
  • Início
  • Sobre
  • O que Fazemos
  • Loja Literária
  • Blogue
  • Contacto

Estivemos com o escritor norte-americano Michael Cunningham, autor da obra premiada  "as horas".

7/1/2019

0 Comentários

 
Imagem
Sabíamos que Michael Cunnigham era autor residente em Cascais, a convite do programa Residências Internacionais de Escrita da Fundação D. Luís I, mas jamais antecipámos este encontro, marcado na intimista livraria solidária Déjà Lu.

Chegámos sessenta minutos antes da hora definida para o início da masterclasse, a fim de aproveitar a magnífica atmosfera do espaço e fazer as compras que se impunham. Se o sol lá fora convidava a um mergulho e a um passeio na magnífica Baía de Cascais, o apelo da charmosa e bem recheada livraria rivalizou com as tentações exteriores. Como não podia deixar de ser, deitámos a mão à obra premiada de Cunnigham "As Horas", vencedora do prémio Pulitzer em 1999 e adaptada ao cinema, e ao último romance do autor "Um Cisne Selvagem", este por recomendação da afável Francisca Prieto, fundadora do espaço.
Imagem
Quando ocupámos um dos cerca de quinze lugares vagos, reparámos que um dos relógios presentes na sala marcava o fuso-horário do país de Gabriel García Márquez, sete minutos para as onze. Enquanto no México os residentes se preparavam para almoçar, em Portugal aproximava-se a hora do chá das cinco.
Dispensámos o chá e preparámos um bloco de notas e uma caneta para receber os ensinamentos do escritor nova-iorquino.
 Se em algum momento havíamos pensado que a tarde não podia melhorar, eis que chega Michael Cunnigham acompanhado de Jenny Offill, romancista e autora da obra "Departamento de Especulações". A masterclasse prometia ser inesquecível. E foi.
Imagem
Jenny Offill
Durante cerca de uma hora, os dois autores, e professores de escrita criativa na Universidade de Yale, transpiraram simpatia e entregaram uma mão cheia de histórias e dicas sobre a construção de narrativas, que arrebataram a atenção da audiência.
Será possível ensinar (ou aprender) a escrever? Ambos concordam que sim, é possível. Mas antes de mais, e como temos salientado no decorrer dos nossos workshops e aulas de escrita criativa, há que ser-se leitor. Este foi o mote para o desenrolar de um novelo de fantásticas considerações e ensinamentos.
E se a expressão "o tempo passa a correr" é, claramente, uma figura de estilo, garantimos que quase o vimos passar a galope.
Imagem
Michael Cunnigham e Jenny Offill na Déjà Lu
Terminada a masterclasse, foi tempo de, timidamente, pedir o autógrafo da praxe.
Porque não é todos os dias que privamos com dois autores reconhecidos mundialmente.
Saímos com os livros em braços e um profundo sentimento de gratidão por termos sido parte desde momento. Aguardamos com expectativa o novo romance de Michael Cunnigham, que albergará dois meses de inspiração e um final redigido em terras lusas.
0 Comentários



Enviar uma resposta.

    Histórico

    Dezembro 2019
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Junho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019

    Categorias

    Todos
    Autores
    Blogue
    Dicas Para Autores
    Livros
    Marketing Digital
    Passatempos
    Workshops

Laboratório de Escrita

Somos criatividade. Somos escrita criativa.
Contactos

E-mail: info@laboratoriodeescrita.pt
Telemóvel: 92 708 01 59

Redes Sociais

Segue-nos nas redes sociais