Reunimos alguns conselhos de escritores conceituados, que te podem ajudar a escrever mais e melhor.
"Escreva livremente e o mais rápido possível, colocando tudo no papel. Nunca corrija ou reescreva até que tudo esteja concluído. Reescrever é um processo que geralmente culmina numa desculpa para não continuar. Também interfere no ritmo, que só surge com algum tipo de associação inconsciente com o material."
"O melhor conselho que tenho a dar não é que escreva sobre o que conhece, é que escreva o que gosta. Escreva o tipo de história de que mais gosta – escreva a história que quer ler. O mesmo princípio se aplica à sua vida e carreira: sempre que estiver perdido sobre o que fazer em seguida, pergunte-se: ‘o que faria disto uma história melhor´?"
“O principal a lembrar quando estiver a escrever um livro, é permanecer fiel às personagens”.
"Escrever ainda é fundamentalmente uma questão de trabalho, trabalho, trabalho. O escritor bom é aquele que trabalha as coisas o suficiente. Porque as primeiras versões são sempre más, vêm à primeira vez: é uma questão de trabalhar sobre aquilo. "
"Vive antes de tentares escrever. Um escritor sem "mundo" é como um carro sem motor, só tem carapaça. A vida é mais importante do que a escrita e só se pode escrever quando, de certa maneira, viver se transformou em "ter vivido"."
“Um escritor gasta a maior parte do tempo lendo para escrever. Um homem deve consumir meia biblioteca para gerar um livro.”
"Escreve com a seriedade profunda de quem alcança o melhor de si mesmo e não propriamente com aquele sonho mais imediato de ter um livro nas prateleiras. O sonho deve ser efetivamente o de ter um texto com o qual nos possamos identificar sem vergonha."
"Escrever é uma profissão. Tem de se escrever sempre. Também é preciso ler muito e ter muita paciência. Nada sai bem logo à primeira. É preciso deitar muita coisa fora até se encontrar o que a gente quer. Ter jeitinho, ajuda. Não ter pressa ajuda muito."
"Se escrever apenas quando estiver inspirado, poderá tornar-se um bom poeta, mas nunca se tornará um romancista."
"Não use palavras exageradas demais para o assunto. Não utilize “infinitamente” quando deseja dizer “muito”, caso contrário você não terá nenhuma palavra à altura quando você quiser falar sobre algo realmente infinito."