"Fernando Pessoa nasceu a 13 de Junho de 1888, no Largo de São Carlos, em Lisboa.
Começou a escrever em criança e fê-lo sobretudo em português, mas também em inglês e francês. Viveu 47 anos e passou grande parte deste tempo a escrever. Considerava que ser poeta e escritor não constitui profissão, mas vocação.
Morreu a 30 de Novembro de 1935, em Lisboa, cidade referida em muitos dos seus poemas e cenário do famoso Livro do Desassossego."
Fonte: Casa Fernando Pessoa
Deixamos-te algumas frases marcantes da valiosa obra de um dos mais reconhecidos poetas portugueses, que comprovam que a filosofia e a poesia andam de mãos dadas.
1. "Absurdemos a vida, de leste a oeste."
2 . "O que me sinto ser, nunca sei se o sou realmente, ou se julgo que o sou apenas. Sou bocados de personagens de dramas meus."
3. " Não há saudades mais dolorosas do que as das coisas que nunca foram!"
4. "Reina quem não está entre os vulgares."
5. "Todos os problemas são insolúveis. A essência de haver um problema é não haver uma solução. Procurar um facto significa não haver um facto. Pensar é não saber existir."
6. "Os que sonham grandemente, ou são doidos e acreditam no que sonham e são felizes, ou são devaneadores simples, para quem o devaneio é uma música da alma, que os embala sem lhes dizer nada."
7. "Em nada me pesa ou em mim dura o escrúpulo da hora presente. Tenho fome da extensão do tempo, e quero ser eu sem condições."
8. "Obedeça à gramática quem não sabe pensar o que sente. Sirva-se dela quem sabe mandar nas suas expressões."
9. "O peso de sentir! O peso de ter de sentir!"
10. "São intransmissíveis todas as impressões salvo se as tornarmos literárias. As crianças são muito literárias porque dizem como sentem e não como deve sentir quem sente segundo outra pessoa."
E tu, gostas de Fernando Pessoa? Que frase mais te marcou?