Incentiva a pesquisa, o pensamento crítico, a resolução de problemas e a comunicação. Promove ainda o gosto pela leitura, melhora as competências gramaticais e é o berço de ideias inovadoras. Exerce também um importante papel na gestão de emoções.
Deixamos-te sete exercícios de escrita criativa para crianças, que podem ser desenvolvidos individualmente ou em grupo.
Coloque uma música instrumental e peça à criança que se sente direita e de olhos fechados. Peça-lhe, em seguida, que conte as respirações até vinte e a partir daí sugira que imagine um local onde gostasse de estar. Guie a meditação, pedindo que utilize todos os sentidos para observar o que se passa à sua volta. Depois de cinco minutos, peça-lhe que mexa os dedos das mãos e abra os olhos lentamente. Após o exercício de meditação, a criança deverá elaborar uma redação livre descrevendo o local que imaginou.
Este exercício requer a utilização de canetas de tinta invisível - disponíveis para venda em lojas de presentes - e deve ser feito em grupo. Distribua pequenos papéis e peça às crianças que, secretamente, escolham uma pessoa do grupo. Em seguida, deverão escrever, com a caneta de tinta invísivel, um traço de personalidade dessa pessoa. Peça-lhes que troquem de papel com os colegas e, no verso do papel, repitam a mesma ação. No final, trocam uma segunda vez e, com a luz negra da tampa da caneta, poderão descobrir quais as palavras escritas no papel que receberam. Depois deverão, com essas características, criar uma personagem à sua escolha.
Todas as crianças gostam de doces, por isso, sugiro que utilize um doce neste exercício. No entanto, poderá usar outro alimento, como uma peça de fruta. Peça à criança que utilize os cinco sentidos na observação do doce: visão, tato, olfato, audição e, por fim, o paladar. Peça-lhe que escreva numa folha todas as sensações provocadas pelo alimento, preferencialmente utilizando comparações, por exemplo: "a goma era ácida como um limão".
Escolha um livro e peça à criança que o abra numa página específica e encontre uma palavra pré-definida (por exemplo, a sétima palavra, da sétima linha da página sete). Peça-lhe que crie uma quadra ou um poema com a palavra escolhida. Aproveite para lhe falar sobre a construção poética: ritmo, rima, etc. Nesta página encontrará uma forma simples de transmitir essa informação.
Escolha uma imagem, adequada à idade da criança, e peça-lhe que escreva num papel as emoções que a imagem transmite. Em seguida, a criança deverá utilizar essas palavras para construir uma narrativa poética ou um pequeno poema.
Numa folha de papel, inicie uma estória criativa. Amarrote o papel numa bola e atire para uma das crianças, que deverá escrever três linhas de forma a continuar a estória. Quando terminar, deverá atirar o papel para outra criança, e assim sucessivamente, até toda a folha estar preenchida. No final, leia a estória em voz alta.
Arranje um dado e elabore uma tabela com as colunas "quem", "onde" e "o quê", e com linhas numeradas de 1 a 6. Preencha as linhas de forma criativa, de acordo com as premissas. Em seguida, solicite à criança que lance o dado e verifique a correspondência entre a linha e a coluna. A criança deverá lançar o dado três vezes de forma a obter respostas às três questões. Peça-lhe, depois, que elabore uma pequena estória baseada nos resultados.