Talvez consideres a possibilidade de voltar ao papel e à caneta depois de leres sobre os oito benefícios de escrever à mão.
Se este fosse o único benefício, já seria o suficiente. Escrever à mão obriga o cérebro a um exercício completo, por isso não é de estranhar que se mantenha em forma se o fizeres regularmente.
Sabemos que a tecnologia em excesso não é amiga da saúde. Experimenta trocar o computador ou o telemóvel por uma folha de papel e escreve nela todas as preocupações. Escrever à mão é um ato terapêutico.
Quando escreves à mão, as ideias surgem mais fluídas e mantêm um fio condutor que te guia à conclusão. É esse fio condutor que te ajuda a permanecer concentrado.
Escrever à mão ensina-te muito sobre o poder das palavras e sobre a motivação necessária para as passar para um papel. Não tens acesso a corretores automáticos, nem atalhos que facilitem o processo. Por isso, escrever muito à mão exige um esforço físico superior que te ajudará a manter o foco no essencial.
Nos tempos atuais, esquecemo-nos com facilidade da importância de salvaguardar o nosso espaço e encontrar tempo para nós. Escrever pode ser um escape e um momento de reencontro com a tua essência.
Pega num papel e numa caneta, encontra o teu espaço e aproveita para relaxar.
Quando pensamos, os pensamentos podem ser repetitivos. Na escrita não acontece o mesmo e alguns pensamentos tendem a sobrepor-se a outros, menos importantes. Na escrita à mão este benefício acentua-se, porque usar papel e caneta favorece a observação sob vários prismas e facilita o emergir de conclusões.
Vários estudos revelam que alunos que fazem anotações à mão têm melhores resultados escolares do que aqueles que usam computador. Embora escrever à mão seja um processo mais lento, favorece a interpretação e redação em palavras próprias, ao contrário da escrita em dispositivos eletrónicos que convida à transcrição da matéria.
Por último, mas não menos importante, escrever à mão ajuda-te a encontrar soluções e a pensar fora da caixa. Experimenta usar canetas de várias cores para tirares maior partido deste benefício.
Se a tua profissão está ligada à escrita criativa ou és empreendedor, esta é a tua dica.