Contacte-nos
92 7080159
Contacte-nos
LabE | Escrita Criativa
  • Formação
  • Recursos
  • Artigos
  • Clube de Escritores
  • Formação
  • Recursos
  • Artigos
  • Clube de Escritores

O melhor conteúdo sobre escrita.

Section divider type: curveAsym -- position: bottom

9/23/2021

0 Comentários

5 erros que escritores inexperientes cometem na construção de protagonistas

 
5 erros escrita, erros na criação de protagonistas, criar protagonista, criar herói, criar personagens, escrever um livro, escrever ficção, escrita criativa, dicas para escritores, dicas para escritores iniciantes, dicas para escritores inexperientes, formação para escritores
Não existem histórias de sucesso sem personagens marcantes. Em alguns casos, é mais fácil recordarmo-nos do protagonista do que do título do livro; isso acontece porque o escritor foi hábil a caracterizá-lo e a criar o seu arco, a lapidar a transformação que este sofre ao longo da narrativa.
O trabalho de construção de personagens é essencialmente criativo, mas também metódico, o que nem sempre agrada aos escritores. Quando a tentação de fugir ao método é grande, o preço a pagar é proporcional. Evite estes cinco erros.
Protagonista aborrecido
Sem profundidade de caráter não existe história, a ação é uma linha reta. Dê-lhe um grande desafio e verá a sua personagem a encolher os ombros e a virar-lhe as costas. A si e ao leitor. Qualidades? Sim. Defeitos? Sim, por favor!
Falta de objetivo
Todos temos objetivos. Sem eles faltam-nos não só a meta, mas também o mapa. O desafio do protagonista é perder-se na floresta hostil enquanto tentava vencer um trail. Este é um ponto fundamental da caracterização da personagem, não o falhe.
Traumas que não se relacionam com a história
Os traumas do protagonista só são interessantes quando interferem no enredo. Se a sua personagem quase morreu afogada aos 10 anos e em nenhum momento da narrativa aborda o medo da morte ou o confronto com a água, crie outro. O trauma deve servir a história.
Ações sem consequências
Quando o protagonista age - ou reage - gera tensão e conflito. Sem tensão e conflito a narrativa não avança. A sua personagem não terá um acidente de automóvel se não se distrair com uma discussão ao telefone, nem tentará fugir do hospital quando descobre que lhe querem amputar uma mão.
Inexistência de arco
O arco da personagem é a jornada emocional, a transformação que o protagonista sofre ao longo da história, em resposta aos momentos de tensão e conflito. Quem é a personagem no início e quem será no final da narrativa? Supera-se ou destrói-se?
O segredo da criação de personagens reside no estudo e na prática. Guarde este artigo e desafie-se a criar personagens complexas e originais.
0 Comentários



Deixe uma resposta.

    Histórico

    Outubro 2021
    Setembro 2021
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Fevereiro 2020
    Janeiro 2020
    Dezembro 2019
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Junho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019

    Categorias

    Tudo
    Autores
    Blogue
    Dicas Para Autores
    Entrevistas
    Exercícios De Escrita Criativa
    Livros
    Marketing Digital
    Passatempos
    Workshops

    Feed RSS

labE | Laboratório de Escrita

Juntos escrevemos mais e melhor.