Contacte-nos
92 7080159
Contacte-nos
LabE | Escrita Criativa
  • Formação
  • Recursos
  • Artigos
  • Clube de Escritores
  • Formação
  • Recursos
  • Artigos
  • Clube de Escritores

O melhor conteúdo sobre escrita.

Section divider type: curveAsym -- position: bottom

1/29/2020

0 Comentários

Como ganhar dinheiro com a escrita

 

6 Ideias para pores em prática

como ganhar dinheiro com a escrita criativa

É possível viver da escrita? Esta é uma pergunta recorrente nos workshops que tenho facilitado. A verdade é que não é possível viver dos lucros de livros publicados – exceção feita a uma minoria de afortunados -, mas é possível obter rendimento de outras atividades ligadas à escrita.
No que aos livros diz respeito, é preciso lembrar que Portugal é um país pequeno e de poucos, ainda que fiéis, leitores. A retribuição referente aos direitos de autor não se estende para além dos dez por cento do preço de capa. Para que a venda de obras te traga dividendos dignos de registo, é preciso que o talento e - uma pitada de sorte – levem o teu nome além-fronteiras.

Contas feitas, o escritor não obtém a justa recompensa monetária pelos meses, ou anos, que investiu na sua obra. Então, para quê escrever livros? Por altruísmo, porque quem escreve contribui para a literacia e para a cultura. Por paixão, porque para o escritor escrever é respirar. Pelo currículo, porque ter livros publicados é uma mais-valia.

O problema surge quando o teu trabalho a tempo inteiro, e com horários rígidos, impede que a veia altruísta e apaixonada persiga o intento de terminar o livro que jaz numa gaveta ou numa pasta do computador.
Nasceste para escrever, mas aos trinta ou quarenta anos estás sepultado numa caixa de betão da metrópole. Se o teu sonho é viver da escrita, estas dicas são para ti.


1. Vende infoprodutos

Infoprodutos são produtos digitais para venda na internet.
Se és especialista numa área de atuação e tens algo a ensinar, lembra-te de que existe quem queira aprender e pague para isso.
Podes, por exemplo, escrever um e-book sobre o tema que dominas e disponibilizá-lo para venda em plataformas de afiliados, como a Hotmart. Nesta plataforma encontras pessoas dispostas a divulgar o teu produto em troca de uma pequena comissão por cada venda realizada.
Certifica-te de que o teu e-book está bem estruturado e oferece informação relevante ao público-alvo antes de o comercializares.

2. Torna-te freelancer

Quando dominas a escrita é fácil esquecer que uma grande percentagem de pessoas não tem a mesma sorte. E mesmo aqueles que a têm, podem não dispor do tempo necessário para produzir conteúdo. É aqui que tu entras.
Em plataformas como a Zaask podes oferecer serviços de escrita e receber pedidos de orçamento para trabalhos na área.
Mas não fiques por aqui na divulgação, mantém-te ativo no LinkedIn e noutras redes sociais. Cria um site, um blogue e pede aos teus amigos que espalhem a palavra.
 
3. Escreve artigos para jornais, revistas e blogues

Não te vou mentir, terás de vender a tua imagem e os teus serviços. Escolhe um ou dois temas e escreve artigos sobre eles, depois envia-os para vários meios de imprensa escrita, juntamente com uma candidatura espontânea, e torce por uma resposta positiva.
 
4. Faz revisão de textos

Se a escrita e a gramática portuguesa não te metem medo, esta pode ser uma interessante fonte de rendimento. Muitas vezes, quem vai publicar um livro, uma tese ou um artigo de especialidade, procura alguém que faça a revisão do texto antes de divulgar o trabalho.
Se optares por oferecer este serviço vais precisar de algum tempo livre, muito foco, e disciplina no cumprimento de prazos.
 
5. Organiza coletâneas e antologias

Coletâneas e antologias são obras coletivas que oferecem aos escritores a possibilidade de publicar e divulgar textos da sua autoria.
Por norma, é solicitado ao autor um valor de participação ou a compra de um ou dois exemplares da obra. Uma parte do valor recolhido é aplicado no design e na impressão dos livros, a outra parte dos dividendos paga o trabalho do responsável pela obra que acumula, quase sempre, as tarefas de revisão e seleção dos textos.
O facto de o autor pagar a sua participação não é desculpa para a inexistência de critérios de qualidade e seleção, por isso, e se quiseres conquistar participantes fiéis, deverás primar pelo profissionalismo.
 
6. Organiza eventos para escritores e leitores

Oficinas, encontros literários, encontros de networking, retiros e palestras sobre escrita são alguns dos eventos que poderás organizar. As inscrições neste tipo de eventos são pagas, por isso pondera a contratação de especialistas para falar ou ensinar sobre o tema.
 
Se gostaste das dicas ou conheces alguém que precisa mesmo de ler isto, partilha com os teus amigos e seguidores. Só assim poderemos continuar a crescer e a produzir mais e melhores conteúdos.

0 Comentários



Deixe uma resposta.

    Histórico

    Outubro 2021
    Setembro 2021
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Fevereiro 2020
    Janeiro 2020
    Dezembro 2019
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Junho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019

    Categorias

    Tudo
    Autores
    Blogue
    Dicas Para Autores
    Entrevistas
    Exercícios De Escrita Criativa
    Livros
    Marketing Digital
    Passatempos
    Workshops

    Feed RSS

labE | Laboratório de Escrita

Juntos escrevemos mais e melhor.